Rosimary Parra nos apresenta o alaúde renascentista
28.mar 2021

O alaúde europeu derivou do instrumento árabe conhecido por ‘al Ud’, que significa literalmente ‘a madeira’. As razões para tal nome remetem-se ao fato de que o instrumento possuía um tampo de madeira diferenciando-se, portanto, dos instrumentos construídos com pele esticada ou também por ser construído com tiras de madeira. As principais características do instrumento são: corpo abobadado, feito de um certo número de ripas separadas colocadas em conjunto; tampo ou caixa de ressonância plano contendo uma ou mais rosetas ornamentais; braço unido à escala com trastes móveis; cravelhame colocado aproximadamente em ângulo reto no qual as cravelhas são colocadas lateralmente e utilização de cordas de nylon ou tripa.  Leia mais >> 

Fonte: HARWOOD, I. A brief history of the lute. In: The Lute Society Booklets, n.1. London: The Lute Society, 1975.

 

Músicas constantes no vídeo:

1) Excerto de  “Goe from my window” de Thomas Robinson (c. 1560-1610)
2) Balleto – Vicenzo Capirola (1474-1548)

 

Rosimary Parra é musicista integrante do conjunto Música Antiga da UFF – Universidade Federal Fluminense (RJ) na especialidade de cordas dedilhadas. Mestre em Música e Bacharel em Violão Clássico pela UNESP. Professora de violão clássico da Fundação das Artes de São Caetano do Sul (SP). Em atuação, há mais de 25 anos, tem participado regularmente de programações musicais e culturais no Brasil e exterior. Apresenta-se como solista e camerista em diversas formações ao violão e com instrumentos antigos de cordas dedilhadas. Em sua trajetória realizou concertos em diversos estados brasileiros e nos países Portugal, Espanha e República Tcheca (Praga) por projetos de circulação musical. Realizou diversos trabalhos em gravação de CDs sendo o mais recente o Álbum Las Brujas Música do Renascimento Ibérico (canto e cordas dedilhadas) (2020) pelo selo SerTao.

 

www.rosimaryparra.com.br

 

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.