Livro “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: Espaço de convergência de acervos”

O livro “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: Espaço de convergência de acervos” é fruto do trabalho de pesquisa de Adriana Olinto Ballesté, Álea de Almeida e Ana Cristina Valentino durante 12 anos à frente do Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM).

 

O MVIM foi criado no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) com financiamento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). O MVIM deu seu primeiro passo com o projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais Delgado de Carvalho”, em 2011, em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), objetivando a criação do primeiro museu virtual de instrumentos musicais no Brasil. O acervo foi restaurado, catalogado, fotografado, acondicionado e em 2014, foi inaugurado o site.  Em 2019, o MVIM entra em uma nova etapa de desenvolvimento em parceria com o Museu Villa-Lobos e o Instituto Moreira Salles.

 

capa do livro MVIM com Faperj

 

A publicação impressa contempla: a história do MVIM e dos museus parceiros:  Museu Instrumental Delgado de Carvalho (MIDC), Museu Villa-Lobos (MVL) e Instituto Moreira Salles (IMS); informações sobre organização, preservação, acondicionamento e fotografia dos instrumentos musicais; verbetes sobre os instrumentos musicais do museu com descrição e fotografias; verbetes sobre autores e fabricantes.

Ilustrado com fotos dos acervos, o livro, representa não só um marco festivo dos doze anos de existência do MVIM, como também um registro de pesquisa e desenvolvimento de um projeto original e inovador que reúne em seu espaço virtual 120 instrumentos musicais provenientes de quatro renomadas instituições que dificilmente seriam reunidos no mundo concreto.

 

COMENTÁRIOS

A divulgação de nossos acervos museais é de extrema importância. Sua preservação e valorização dependem das ações que potencializem o reconhecimento de nossas coleções, que são janelas para o passado, ensinam e inspiram as gerações futuras. Este livro tem múltiplas funções: a partir da leitura de seus textos e imagens, divulgar, valorizar, preservar, expandir a percepção e estimular a afetividade em seus leitores pelo nosso patrimônio.

Ronal Silveira, Diretor da Escola de Música da UFRJ

 


O MVIM tornou-se um importante parceiro das instituições de guarda e conservação de acervos musicais no Brasil. A descrição e catalogação técnica de instrumentos frequentemente presentes nesses conjuntos é um grande desafio, assim como a difusão adequada dessas informações. O MVIM veio preencher, com muita competência e criatividade, essa lacuna. Vida longa ao projeto!

Bia Paes Leme, Coordenadora de Música do Instituto Moreira Salles

 

É com grande entusiasmo que celebramos a parceria entre o Museu Villa-Lobos e o Museu Virtual de Instrumentos Musicais (MVIM). A meticulosa catalogação da nossa coleção de instrumentos musicais pelo MVIM, a doação ao acervo de instrumentos de percussão utilizados por Villa-Lobos em suas composições, bem como a posterior difusão desse trabalho na Web e na exposição “A percussão em Villa-Lobos”, são um marco significativo para o fortalecimento da dimensão pública das nossas atividades. Essa colaboração exemplar engrandece as instituições de memória musical do Brasil.

Luiz Octávio Mendes de Oliveira Castro, Diretor do Museu Villa-Lobos

 

Tanto no website quanto neste livro, a qualidade do conjunto e seus detalhes são rapidamente percebidos, virando referências indispensáveis na memória técnica-científica no campo organológico e museológico no Brasil.

Desejamos longa vida ao MVIM!

Prof. Dr. Pablo Sotuyo Blanco

Coordenador do Acervo de Documentação Histórica Musical da UFBA.

Presidente da Associação Brasileira de Musicologia (ABMUS)

 

O livro pode ser adquirido no site da Editora Garamond  e nesse mês de fevereiro está com 30% de desconto …. aproveite !!!