Sobre o projeto

O Museu Virtual de Instrumentos Musicais – MVIM, foi concebido e desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) a partir de dois projetos com aporte financeiro da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

O primeiro projeto aprovado no Edital de Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro – 2011 teve como objetivo vitalizar, reativar, reestruturar e ampliar o Museu Instrumental Delgado de Carvalho – MIDC, da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro.   Em 2014, foram finalizadas as duas metas principais: (1) o acondicionamento e organização do acervo original do Museu Delgado de Carvalho e (2) a criação do Museu Virtual de Instrumentos Musicais – MVIM.

No final de 2018, teve início um novo projeto “Museu Virtual de Instrumentos Musicais: espaço de convergência de acervos e conhecimento”, com apoio do edital Humanidades (FAPERJ). Esse novo projeto tem como finalidade reunir no espaço virtual do MVIM acervos de instrumentos musicais de outras instituições brasileiras e apresentá-lo e divulgá-lo de maneira dinâmica, inovadora, transformando-o, dessa forma, num espaço de convergência de acervos e de conhecimento. Estão sendo cumpridas duas linhas de ação: (1) a ampliação do acervo, realizada em parceria com o Museu Villa-Lobos e o Instituto Moreira Salles, cujos acervos estão sendo inseridos no catálogo online do MVIM; (2) a elaboração de vídeos com especialistas e entrevistas virtuais com luthiers e músicos tratando de aspectos relacionados aos instrumentos musicais.

Dessa forma, o MVIM, fruto do diálogo interdisciplinar entre as novas tecnologias, a Musicologia e a Museologia, se consolida, efetivamente, como um espaço inovador, de pesquisa e de diálogo.

Aviso de Cookies

Este site usa cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.