Instrumento: Violão
Obra: Manhã de Carnaval
Compositores: Luiz Bonfá / Antônio Maria
Intérpretes: Baden Powell
Fonte: Vídeo originalmente publicado no canal do Youtube Chords and Tabs com o título de “Baden Powell – Manha de Carnaval (1970)”.
O violão é um cordofone cujo som é obtido pelo dedilhar ou pelo rasqueado de suas cordas. Desde a Idade Média diversos instrumentos de cordas dedilhadas aparecem em textos e ilustrações, mas nada que remeta diretamente ao violão. Apesar de diversas teorias, não existe ainda um consenso sobre a origem do instrumento. No século XIV dois instrumentos muito parecidos com o violão eram tocados na Europa: a guitarra mourisca e a guitarra barroca. No século XVIII surge o violão, também chamado na época, em língua portuguesa, de “viola de seis ordens”, “viola francesa”, “guitarra franceza” e como é conhecido hoje “violão” (viola grande). O violão clássico moderno tem tradicionalmente seis cordas (podendo ter até 12 cordas). É composto por uma caixa de ressonância de madeira em forma do numeral ‘oito’, um tampo harmônico de madeira, uma roseta (boca) arredondada, paredes laterais curvas, e a parte traseira plana. A afinação padrão é: mi2, lá2, ré3, sol3, si3, mi4.
Este exemplar, fabricado em Buenos Aires, possui tampo de cedro e tarraxas de resina é integrante do acervo do Instituto Moreira Salles – IMS, pertenceu a Baden Powell de Aquino (Varre-Sai, 1937 – Rio de Janeiro, 2000). Presenteado a Powell pelo luthier Anibal J. Crespo em 1995, foi usado no final de sua carreira. O artista o utilizou no último disco que gravou, “Lembranças”, em 2000, ano em que faleceu.
No Brasil, logo após o descobrimento, vieram de Portugal diversos instrumentos musicais, contudo, com a chegada da Corte Imperial no Brasil, em 1808, a quantidade de instrumentos e de partituras se multiplicaram e logo os instrumentos começaram a ser fabricados em solo brasileiro. Diversas fontes de época mencionam em textos e ilustrações instrumentos de cordas dedilhadas presentes no Brasil, tais como: alaúde, bandolim, cítara, guitarra, harpa, machinho (que deu origem ao cavaquinho), tiorba, viola (que em português designa tanto o instrumento de cordas friccionadas, como o instrumento de cordas dedilhadas) e o violão. “O violão foi rapidamente incorporado aos hábitos da elite social fluminense, sendo praticado tanto no Palácio da Boa Vista, quanto nos salões do século XIX” (Taborda, 2021, p. 85). No século XX o violão alcança uma popularidade em todo o mundo tanto como instrumento acompanhador de canções quanto como instrumento solista. Nos primeiros anos do século XX Quincas Laranjeiras (Olinda, 8 de dezembro de 1873 – Rio de Janeiro, 3 de fevereiro de 1935), João Pernambuco (Petrolândia, 2 de novembro de 1883 – Rio de Janeiro, 16 de outubro de 1947), Heitor Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 5 de março de 1887 – Rio de Janeiro, 17 de novembro de 1959) e Américo Jacomino (São Paulo, 12 de fevereiro de 1889 – São Paulo, 7 de setembro de 1928) se destacam nas composições e na execução de um repertório solista para o violão.
Este violão pertenceu ao violonista, compositor, arranjador e cantor Baden Powell. Considerado um dos melhores do mundo em seu instrumento, é um dos músicos brasileiros de maior renome internacional e gravou mais de 50 discos. Apesar de ser frequentemente associado à Bossa Nova, terreno onde destaca-se a parceria com Vinícius de Moraes, com quem compôs 50 canções, Powell tinha um estilo muito próprio e peculiar. Foi influenciado por violonistas como Dilermando Reis e Garoto, misturando às tradições violonísticas brasileiras o swing jazz trazido de suas experiências ao tocar “na noite”, tendo a inspiração de instrumentistas como o saxofonista Stan Getz e o guitarrista Joe Pass, com quem atuou ao longo de sua carreira. Suas composições misturavam elementos jazzísticos, melodias de choro, ritmos afro-brasileiros e contrapontos bachianos, porém o samba era o elemento fundamental de sua música. Seus afrosambas, que mesclam a herança africana do candomblé, da capoeira e dos sambas de roda são apontados por muitos críticos como sua principal contribuição para a música brasileira. Seu legado se estende à sua influência sobre violonistas de todos os estilos, através do tempo.
Para saber ainda mais, acesse o site de Baden Powell no domínio do IMS: https://ims.com.br/titular-colecao/baden-powell/
BETHENCOURT; BORDAS; CANO; CARVAJAL; SOUZA; DIAS; LUENGO; PALACIUS; PIQUER, ROCHA, RODRIGUEZ; RUBIALES; RUIZ, 2012.
BRANDÃO, 2013.
ENCICLOPÉDIA ITAÚ CULTURAL DE ARTE E CULTURA BRASILEIRA, 2021.
GROVE MUSIC ONLINE, 2021.
INSTITUTO MOREIRA SALLES (SITE), 2021.
MIMO, 2014.
ROLLA, 1974.
SOARES, 1990.