Tiago Calderano e os instrumentos de percussão de Villa-Lobos
22.set 2021

Tiago Calderano conversa com Ana Cristina Valentino e Adriana Ballesté sobre os instrumentos de percussão utilizados por Heitor Villa-Lobos em suas composições e que não são mais facilmente encontrados. Calderano está construindo os instrumentos que farão parte do acervo virtual do Museu Virtual de Instrumentos Musicais – MVIM e serão doados para o Museu Villa-Lobos.

Agradecemos à Marcia Ladeira, Álea de Almeida e toda a equipe do Museu Villa-Lobos pela fundamental colaboração na pesquisa.

Tiago Calderano é Mestre em Música pela Escola Superior de Música de Colônia (Alemanha) e Percussionista da Orquestra Sinfônica da UFRJ. Realiza trabalhos tanto com Música Sinfônica quanto Música Popular. Graças aos ensinamentos de carpintaria herdado pelo pai e a curiosidade no mundo da Luthieria, desenvolve projetos para instrumentos de percussão desde muito cedo, tanto restaurando como construindo.

Referências:

Anunciação, Luiz D’. Os instrumentos típicos brasileiros na obra de Villa-Lobos. Ed. bilíngue. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Música, 2006.

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.