A família de instrumentos do sarrusofone foi criada em 1856 por Pierre-Auguste Sarrus (1813–1876), maestro do exército francês. Durante o século XIX, cresceu a necessidade de instrumentos que tivessem maior capacidade sonora e que pudessem ser utilizados em apresentações ao ar livre. Quando Sarrus criou o sarrusofone, sua intenção era substituir instrumentos da família das madeiras como o fagote e o contrafagote, que eram considerados muito frágeis e com pouco volume sonoro para a utilização em apresentações ao ar livre. A família do sarrusofone inclui o modelo sopranino em mi bemol indo até o contrabaixo em mi bemol ou si bemol. Com relação à extensão e dedilhados desses instrumentos, os sarrusofones são bastante parecidos com o saxofones. Essa similaridade com o saxofone inclusive motivou Adolphe Sax, inventor do saxofone, a mover um processo de violação de patente contra Sarrus. Os sarrusofones alcançaram breve popularidade, mas depois foram abandonados; apenas o sarrusofone contrabaixo foi utilizado de forma mais duradoura em obras orquestrais de compositores como Saint Saens e Massenet, onde substituiu o contrafagote. O exemplar do museu ainda está em fase de identificação, mas provavelmente é um sarrusofone contrabaixo.