Este exemplar é um fortepiano grand de-luxe, construído por Georg Haschka em Viena entre 1812-1815. Possui mecanismo de ação vienense e ponte única. A estrutura frontal de suas pernas dianteiras tem o formato de uma lira ornamentada, onde encontram-se sete pedais: una-corda, fagote, abafadores, moderador duplo, moderador e duas combinações de efeitos janízaros, um sino e tambor e outro somente com um sino. A caixa, possivelmente feita em madeira laburnum, possui rodapé e cantos feitos em ébano e é erguida sobre quatro pernas com cariátides esculpidas. A placa de identificação convexa pintada retrata o mito grego popular sobre a queda de Phaethon, filho do deus do sol, Apolo, narrado na obra literária Metamorfoses, de Ovídio (43 a.C – c. 17 d.C.), mitólogo, escritor e poeta romano da Antiguidade. O tema da pintura faz alusão à queda definitiva de Napoleão, que se deu na época da construção deste piano, em 1815. Alcance do teclado: FF-f4 (6 oitavas).
Este era um instrumento muito caro, mas como a Europa estava em crise napoleônica, uma espécie de madeira local – o laburnum – e osso foram usados em lugar do mogno e do marfim. Apenas alguns instrumentos de Georg Haschka e seu filho sobrevivem até hoje.
Os efeitos janízaros no Gran Piano vienense referem-se aos Mehter, conhecidos como os músicos do sultão, representantes de uma parte importante da musicalidade do Império Otomano, que durou de 1299 a 1923 e dominou o Oriente Médio e parte da Europa em seu apogeu. As bandas Mehter eram particularmente famosas por se apresentarem em batalha para encorajar a infantaria otomana, os janízaros. Em função disso, na Europa, estas bandas acabaram ficando conhecidas como “bandas dos janízaros” nome que acabou se difundindo no continente.
É provável que os vienenses tenham escutado a música das bandas Mehter durante o cerco do exército otomano à Viena, em 1683. Estas bandas eram primordialmente compostas por instrumentos de percussão, com tambores de timbres diversos, pandeiros, sinos, triângulos, pratos e arcos turcos. Sob esta influência, os fabricantes de piano de Viena incorporaram pedais aos instrumentos que reproduziam os sons de sinetas, pandeiros, bumbos e afins, acompanhando um movimento de interesse por esses sons que se expandiu pela Europa, e levou os instrumentos denominados “janízaros” a fazer parte da maioria das bandas militares europeias, o que se mantém até os dias de hoje.
CAMPBELL, 2012
MARTINEZ, 2007
Número de série: 113