Espécie de flauta de madeira, com formato retangular e dez orifícios. Existem decorações com desenhos que representam uma reunião de pessoas, possivelmente a representação de uma Exposição Universal, já que o instrumento participou da que aconteceu em Chicago, em 1893. Para tocar o instrumentista leva o instrumento à boca, como se faz com uma gaita.
Os inventários anteriores informam que este exemplar do museu participou da Exposição Universal de Chicago de 1893. As exposições universais começaram a ocorrer no final do século XIX em um contexto de avanços na metalurgia e na siderurgia, consolidação do uso da eletricidade e do petróleo, e quando empresas e governos começaram a financiar pesquisas científicas com o objetivo de tomar a dianteira na competição internacional. Entre os objetivos principais dessas exposições estão o desejo de mostrar a força do sistema fabril e de seus inventos, e de expor tudo o que dizia respeito à atividade humana, sendo as máquinas e os novos inventos a atração principal. O Brasil foi representado em muitas exposições universais, mas a participação mais significativa ocorreu na Exposição de Paris de 1889.
BASE MINERVA, 2014.
BETHENCOURT; BORDAS; CANO; CARVAJAL; SOUZA; DIAS; LUENGO; PALACIUS; PIQUER, ROCHA, RODRIGUEZ; RUBIALES; RUIZ, 2012.
BRANDÃO, 2013.
CARVALHO, 1905.
GOMES; PICCOLO; REY, 2011.
ROLLA, 1974.
SOARES, 1990.