Suzuki

Data do início da produção: final do século XIX

Fabricante de instrumentos de origem japonesa fundada por Masakichi Suzuki (1859-1944). O pai de Suzuki trabalhava com a manufatura de shamisen, um cordofone japonês, e a família esperava que o filho seguisse por esse caminho. Porém, Suzuki tornou-se luthier de violinos enquanto ainda era um estudante. Em 1888, Suzuki contava com uma equipe de assistentes que o auxiliavam na manufatura dos instrumentos. Em 1890, começou a construção de uma fábrica de violinos em que ele introduziu a divisão de trabalho e maquinário com design criado por ele. Na segunda década do século XX, a empresa teve um grande crescimento: foram abertas duas fábricas que juntas empregavam cerca de 1000 funcionários, que produziam por volta de 500 instrumentos, incluindo bandolins do estilo italiano, e 1000 arcos por dia. A maioria desses instrumentos era destinada à exportação. Em 1930, a Suzuki Violin Seizō se tornou uma empresa de capital aberto e depois da Segunda Guerra Mundial a companhia se dividiu em duas: a Suzuki Violin Co. (atual Kiso Suzuki Violin Co.) e a Suzuki Violin Manufacturing Co. (atual Nagoya Suzuki Violin Co.). Atualmente, as duas companhias produzem violinos, violas e violoncelos para estudantes; a Kiso Suzuki Violin Co. também produz violões.  O filho de Masakichi, Shin’ichi Suzuki (1898–1998), professor de violino e estudioso da Educação Musical, foi o criador do método Suzuki de educação musical.

 

Referências:

GROVE MUSIC ONLINE, 2014. Nagoya Suzuki – The Oficial American Website of the Suzuki Violin Co. LTD – Japan. Disponível em: <http://www.nagoyasuzukiamerica.com/index.html>. Acesso em: dez. 2014.

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.