F. Besson

Data de início da produção: 1837/1838

Data de encerramento da produção (fábrica francesa): 1994 

Fábrica franco-britânica de instrumentos da família dos metais, fundada por Auguste Besson (1820-1874) por volta de 1837. O braço inglês da firma foi fundado em 1851, após a Grande Exposição daquele ano. Posteriormente, foi aberta uma segunda fábrica em Londres e a de Paris ficou a cargo da esposa de Besson, Florentine Besson. Neste período, a Besson inovou na fabricação de instrumentos, introduzindo modificações importantes como a criação do sistema protótipo de mandris, ferramentas cilíndricas utilizadas para furar e alargar os orifícios, que garantiu a duplicação exata de instrumentos e marcou o nascimento da indústria do instrumento moderno. Após a morte de Besson, em 1874, o braço francês passou a ser administrado por sua viúva e por suas duas filhas. Após a morte da mãe, uma das filhas, Marthe, assumiu a direção das fábricas francesa e inglesa. Em 1880, ela se casou com Adolphe Fontaine e a empresa passou a se chamar Fontaine Besson. A marca “F. Besson” foi presumidamente adotada neste período, enquanto os instrumentos franceses continuaram com a marca “Besson”.

Durante a administração de Marthe foram criados vários instrumentos, como o trompete em fá (1884), o primeiro trompete piccolo em sol, trompetes de diversos tons, trompete baixo em dó, a tuba em dó, o clarinete contrabaixo (1890) e a família de instrumentos de trompa com tubos cônicos e orifícios largos, tocados com um bocal de trompa (1890).

Depois da Segunda Guerra, a empresa passou para o comando da neta de Besson, Mathilde Sabatier. Em 1930, a fábrica francesa foi comprada pela Couesnon, outra fabricante de instrumentos, que em 1994 encerrou suas atividades. Em 1948, a fábrica inglesa foi comprada pela Boosey & Hawkes. Muitos anos depois, em 2006, a Buffet Crampon adquiriu a marca, e, ao longo da primeira década do século XXI, incorporou várias outras marcas de fabricantes de instrumentos musicais de sopro. Em 2012, o grupo Buffet Crampon tornou-se Grupo Buffet (Buffet Group).

Nomes adicionais: Besson, F., Besson, F. Besson, Fountaine-Besson, Besson & Co.

 

Referências:

GROVE MUSIC ONLINE, 2014. HORNIMAN, 2014. Besson website. Disponível em: <http://www.besson.com/en/saga/our-history>. Acesso em: dez. 2014.

 

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.