Clair Godfroy

Data de nascimento: 13-11-1774

Data de morte: 11-1-1841

Clair Godfroy, filho mais velho de outro construtor de flautas, também chamado de Clair, tornou-se célebre em função de sua forma de fabricação do instrumento. Ele promoveu várias inovações na estrutura da flauta e algumas delas permanecem até a atualidade, como chaves com braços, chave dupla em sol# e incrustação de prata no bocal. Em 1814 ele abriu sua própria oficina em Paris, que funcionou no mesmo endereço por muitos anos, até 1888.

No ano de 1821, Clair Godfroy chegou a ser fornecedor da Académie Royale de Musique, importante instituição musical francesa. Além das flautas, Godfroy também fez piccolos, clarinetes e flageolets. Ele se aposentou em 1836 e o comando da oficina passou para seu filho, Vincent Hypolite, e seu genro, Louis, que formaram uma sociedade até o encerramento das atividades da oficina.

Nomes adicionais: Clair Godfroy, aîné. Cabe esclarecer que o termo “aîné” utilizado após o último sobrenome indica que trata-se do filho mais velho de dois ou mais membros da mesma família, principalmente no contexto da língua francesa.

Referências:

GROVE MUSIC ONLINE, 2014. Eduardo Monteiro, professor de flauta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). HORNIMAN, 2014. MIMO, 2014. LEXICO ENGLISH DICTIONARY, 2022.

 

Aviso de Cookies

Este site utiliza cookies e tecnologias afins, que são pequenos arquivos ou pedaços de texto baixados para um aparelho quando o visitante acessa um website ou aplicativo.