Bandas de Música no Brasil
22.fev 2024

Flávio Rigoni Costa Moreira e Ildeu de Castro Moreira

As bandas de música são fascinantes! Seu universo sonoro engloba a música popular e a de concerto, conjuga tradição e modernidade, está presente nas ruas e nos teatros, formada tanto por profissionais quanto amadores. Elas são fascinantes!

(Alves da Silva, 2018)

De fato, as bandas de música são fascinantes! Elas têm grande importância na história da música no Brasil e sempre estiveram fortemente inseridas na sociedade brasileira e em sua cultura, com uma presença de, pelo menos, dois séculos. Apresentamos aqui uma compilação de cem fotos de bandas de música tradicionais brasileiras, de todas as regiões do País, que retratam suas formações e seus instrumentos. As fotos cobrem mais de um século, desde os primeiros usos da fotografia no Brasil, na década de 1860, até os anos 1970. A maior parte provém de Minas Gerais ou da Bahia, estados com grande tradição musical; muitas são do Rio de Janeiro, outras atuavam em estados nordestinos, do Sudeste, do Norte ou do Sul do País. Nas fotos estão indicadas a data, a cidade e muitas vezes o nome da banda.

Grupos da Schola Cantorum Santa Cecília e da Philarmonica Euterpe Alagoinhense
Alagoinhas, BA, 1907.

 

Banda de música é um termo usado, atualmente, para designar conjuntos musicais de diversas espécies. Tradicionalmente, “banda de música” designou um conjunto musical formado essencialmente por determinados instrumentos de sopro, divididos numa certa proporção, e instrumentos de percussão, e que desempenhavam um papel, além de cultural, social e educativo. Vale lembrar que muitos outros termos foram usados para representar as bandas de música, como Filarmônica, Corporação Musical, Sociedade Musical, Lira, Euterpe e alguns outros. Em termos de instrumentação, elas são formadas basicamente por flautas, requintas, clarinetes e saxofones, entre o naipe das madeiras; trompetes, trombones, bombardinos e tubas, entre o naipe dos metais; e, por fim, bumbos, caixas e pratos, entre as percussões.

Sociedade Musical Barão do Rio Branco
Cristiano Otoni, MG
1930

A origem das bandas de música no Brasil começa com a chegada dos jesuítas portugueses à América no século XVI e os primeiros conjuntos musicais que organizaram. Certamente, bem diferentes das bandas de música mais recentes, mas que sinalizaram o início de uma atividade musical no Brasil Colônia, uma história com diversos momentos e processos. Podem ser citados a criação de bandas de música por senhores de engenho no século XVII; o surgimento das bandas de charameleiros, formadas por africanos escravizados e alforriados nos séculos XVII e XVIII, cujo nome provém do instrumento predecessor da clarineta, a charamela; os grupos musicais formados nas confrarias e irmandades mineiras no século XVIII; as bandas de barbeiros, características também do século XVIII; e o aparecimento das bandas militares, que se intensificou com a vinda da Corte Portuguesa para a América em 1808.

citacoes BN bandas de musica
Número de citações a “banda de música” – Hemeroteca Digital da BN

As fotos são provenientes de alguns arquivos históricos e de periódicos da Hemeroteca Digital (o que justifica, às vezes, a baixa qualidade da imagem), com destaque para a revista O Malho. Elas constituem um primeiro levantamento, a ser seguido por outros mais amplos, mas que já exibem aspectos interessantes sobre as bandas de música, do ponto de vista histórico e sociológico. Ao analisar estas fotos, começam a surgir perguntas, e algumas respostas para elas, relativas a diversos desses aspectos como: a formação das bandas e suas dimensões físicas; os instrumentos musicais utilizados; a frequente presença de crianças e jovens; a marcante presença de negros; a quase ausência de mulheres, que se encontram presentes em outros tipos de conjuntos musicais e em corais. Entre as inúmeras questões que surgem estão: como os instrumentos eram adquiridos; como chegavam até o interior e como eram mantidos; como se dava a formação musical e instrumental dos aprendizes; quem eram os mestres de banda e suas origens, e como eram recrutados; como as bandas eram organizadas e mantidas?

Essas são questões sobre as quais alguns estudiosos da história das bandas de música, infelizmente ainda poucos, têm se debruçado. Espera-se que esse apanhado preliminar de fotos possa estimular novas investigações e buscas de fotos e estudos analíticos sobre elas.

Uma excelente e recente referência sobre a história das bandas de música no Brasil e outros temas relacionados a elas:

Alves da Silva, Lélio Eduardo (org.), Pinto, Marco Túlio de Paula. Souza, David Pereira. Manual do Mestre de Banda de Música. Rio de Janeiro: Edição dos Autores, 2018.

 

Veja aqui uma seleção de fotos das bandas de música 

Veja aqui 100 fotos de bandas de música