O instrumento possui a caixa de ressonância cilíndrica, oca e feita de bambu. O tampo harmônico é feito de pele de jibóia. O braço é uma espécie de vara que atravessa a caixa de ressonância cilíndrica. Na extremidade superior do braço existem duas cravelhas e uma pestana feita de corda de pita (trança feita das fibras das folhas da planta piteira). As cordas seguem das cravelhas e passam por cima de um cavalete bem pequeno. O instrumento possui duas cordas de tripa e de pita. Estas cordas são afinadas em quintas. Para tocar, o instrumentista apóia o instrumento na perna esquerda e tange as cordas com um arco passando a crina na parte de trás das cordas; a mão esquerda executa os dedilhados. O exemplar do Museu não possui arco, pestana e cavalete. A caixa de ressonância, as cravelhas e o tampo harmônico estão levemente danificados.
Em tailandês, o instrumento chama-se saw duang. A palavra saw é um termo genérico para as rabecas da Tailândia. Alguns músicos tailandeses afirmam que o so duang se originou a partir de uma pequena armadilha de bambu para animais (duang), mas é mais provável que o instrumento tenha origem chinesa, já que o so duang se assemelha aos instrumentos chineses da família dos Huqin. Antigamente, a caixa de ressonância do instrumento era feita de bambu, mas atualmente utiliza-se madeira ou marfim. O exemplar do Museu é feito de bambu, o que indica que provavelmente se trata de um instrumento mais antigo.
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