Este exemplar é um fortepiano grand, construído em torno de 1804 na oficina de André Stein, em Viena. Possui mecanismo de ação vienense e teclado feito em osso com sustenidos revestidos com ébano. Sua caixa é feita em cerejeira e erguida sobre quatro pernas afuniladas em formato quadrado, mais largas em cima e mais finas abaixo, que se apoiam sobre rodízios de latão. O perímetro da tampa é decorado com contas de metal dourado, aplicadas sobre a superfície da madeira. Possui duas alavancas de joelho para amortecedores. O Instrumento é bicorde até FF-F e tricorde até F#-f4. Alcance do teclado: FF-f4 (6 oitavas).
Matthäus Andreas Stein, mais conhecido como André Stein (1776-1842), junto com sua irmã Maria Anna “Nanette” Stein (1769-1833), foram responsáveis por dar continuidade à tradição de seu pai, o renomado fabricante de pianos Johann Andreas Stein (1728-1792), que ficou famoso por ser o inventor do mecanismo de escape, também chamado de “ação vienense”. Os pianos Stein encantaram Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), que além de recomendar fortemente os pianos do construtor, usou-os por diversas vezes, tanto em ocasiões particulares quanto em concertos públicos (ver mais no nosso artigo “A evolução do piano”, na seção Em Pauta: https://www.mvim.com.br/em-pauta/a-evolucao-do-piano/).
Após a morte de Johann, em 1792, os irmãos Matthäus Andreas e Nanette passaram a administrar a oficina de pianos Stein até o ano de 1794, em seu local original, em Augsburg, Alemanha. Quando Nanette se casou eles se mudaram para Viena, e trabalharam juntos até 1802, quando cada um abriu sua própria oficina. Nesta época, Matthäus Andreas assumiu a forma francesa de seu segundo nome, passando a ser conhecido como André Stein, nome que se firmou como a assinatura de seus pianos. Nanette adotou o sobrenome de seu marido, Johann Andreas Streicher, portanto os pianos feitos após o estabelecimento de sua própria oficina receberam o sobrenome Streicher como marca registrada.
Embora seu pai e sua irmã mais velha tenham galgado uma fama duradoura por seu trabalho, André Stein alcançou o título de Hof-Klaviermacher (Fabricante de Pianos da Côrte) em seu país adotivo, a Áustria. Após a sua morte, seu filho Karl Andreas Stein (1797-1863) continuou os negócios do pai com distinção, tendo produzido cerca de 900 pianos ao longo de sua carreira como construtor.
CLINKSCALE, 2006
PALMIERI & PALMIERI, 2003
Número de série: a definir